terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ESPECIAL - A maior torcida da cidade é do América.

Para mim e motivo de muito orgulho falar do América-SP, time tradicionalíssimo do estado de São Paulo. O América Futebol Clube, geralmente conhecido simplesmente como América ou como América de Rio Preto, é da cidade de São José do Rio Preto, estado de São Paulo. Fundado em 28 de janeiro de 1946, o clube leva esse nome em homenagem ao América-RJ, um dos principais times de futebol à época da fundação do clube. O América de Rio Preto é um dos mais tradicionais do estado de São Paulo e do interior do Brasil. O título mais recente do clube foi a Copa São Paulo de Futebol Júnior, sendo esta a mais importante competição de futebol sub-20 do país, conquistado de forma invicta em 2006.
O clube esse ano disputa a Série A2 do Campeonato Paulista e e um dos favoritos ao acesso, o time começou bem, venceu o Marília pelo placar de 3 x 2 jogando na cidade de Marília.
O mascote oficval do clube é o Diabo vermelho, também conhecido por Brasinha. Foi o caricaturista argentino, Molas, quem criou o “Diabo Rubro”, inspirado na sua paixão natal pela equipe do Independiente. Assim como seu irmão mais velho, o América de Rio Preto passou a ser conhecido como “Diabo” e com o tempo sua mascote foi ganhando os traços mais familiares do personagem de quadrinhos Brasinha, muito popular na década de 60, época em que o clube chegou à 1ª Divisão Paulista.
Um dos motivos para provar que a torcida do Mecão é uma das maiores é que o torcedor correu atrás de conseguir um terreno para o 1º Estádio do clube, o Estádio Mário Alves Mendonça.
Sua inauguração ocorreu em 27 de junho de 1948. Pela manhã, o Bispo Diocesano Dom Lafaiete Libanio abençoou a nova praça de esportes. À tarde, realizou-se a partida entre América-SP e América-RJ.
Depois entre 1994 e 1996 foi contreuído o novo estádio do clube, o Estádio Benedito Teixeira que tem capacidade para 55 mil pessoas, sendo o maior estádio do Interior Paulista, o 2º maior do Estado de São Paulo e o 6º maior estádio particular do Brasil.
O América possui a maior torcida da cidade, segundo pesquisa do jornal Diário da Região. Tal fato pode ser comprovado quando jogou com a Ponte Preta no dia 22 de julho de 1999, quase 34 mil americanos lotaram o Teixeirão.
A principal torcida organizada do time é a Raça Rubro e ainda há outras torcidas, como o grupo de amigos da Amor e Lealdade.
Estádio Benedito Teixeira
Estádio Mario Alves Mendonça

Rafael Silva comemorando com a torcida

Torcida do América fazendo uma bela festa

Nenhum comentário:

Postar um comentário