sábado, 5 de dezembro de 2015

Zanon convoca quatro atletas, mas Americana barra

Pivô Gil foi uma das atletas convocadas
O técnico Luiz Augusto Zanon anunciou nesta sexta-feira (4) a convocação da seleção brasileira feminina de basquete para o evento-teste dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A lista tem quatro jogadoras do Corinthians/Americana: a armadora Joice e as pivôs Damiris do Amaral, Clarissa dos Santos e Gil Justino.


Agora, resta saber se o treinador poderá contar com todas as atletas chamadas, uma vez que os clubes do País ameaçam boicotar a seleção por se sentirem desamparados pela CBB (Confederação Brasileira de Basquete).


Há cerca de duas semanas, os únicos seis times da LBF (Liga de Basquete Feminino) prometeram que não cederiam mais suas atletas à seleção. O descontentamento com o tratamento dado ao basquete feminino por parte da gestão Carlos Nunes já vinha de anos, mas o estopim para o início do movimento foi a ausência de qualquer dirigente da CBB no evento de lançamento da LBF edição 2015/2016. O boicote é encabeçado pelo presidente do Corinthians/Americana, Ricardo Molina, que manteve sua decisão de não liberar as atletas para o evento-teste mesmo após a convocação. "Enquanto o departamento técnico da CBB não for representado pelos seis técnicos da LBF, Americana não vai ceder suas jogadoras. O verdadeiro basquete não pode ser representado por uma ou duas pessoas como é hoje", crava. 



O evento-teste do basquete, marcado para janeiro do ano que vem, não obriga, supostamente, os clubes a liberarem suas atletas por não se tratar de uma data prevista no calendário da Fiba (Federação Internacional de Basquete). A "guerra fria" já começa a gerar um mal-estar entre CBB, clubes e jogadoras, segundo Ricardo Molina. "Tem acontecido um terrorismo por parte de pessoas ligadas à CBB, que tem pressionado as atletas e ameaçando que se elas não forem, nunca mais jogarão basquete e terão punições. Se isso permanecer, os clubes vão solicitar os órgãos para que tomem providências legais quanto a esse assédio", denuncia o dirigente. 



A seleção brasileira feminina de basquete tem na agenda a disputa do evento-teste para o Rio 2016 entre os dias 15 e 17 de janeiro, contra as seleções da Austrália, Argentina e Venezuela. As partidas serão realizadas na Arena de Basquete no Parque Olímpico da Barra. Antes do evento, também estão marcados dois amistosos, contra Argentina e Austrália, nos dias 12 e 13 de janeiro, respectivamente, no Rio de Janeiro. COM AGÊNCIA ESTADO


Fonte: Jornal o Liberal
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário