segunda-feira, 2 de maio de 2016

Atletas do Corinthians/Americana se apresentam a Seleção Brasileira

A Seleção feminina de basquete abriu nesta segunda-feira em Campinas-SP a preparação para o Sul-Americano da Venezuela e também para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Desta vez, não houve boicote à convocação, mas o grupo ainda não está completo. Falta o trio da WNBA - as pivôs Erika, Clarissa e Damiris estão em pré-temporada nos Estados Unidos, com lugar cativo quando estiverem à disposição. 

Em busca de um lugar na lista final para as Olimpíadas, 15 jogadoras se apresentaram ao técnico Antonio Carlos Barbosa em um hotel no Cambuí. A delegação ficará na cidade ao longo da semana e treinará na Arena Concórdia. 

- É uma primeira etapa da nossa preparação, uma primeira convocação, um laboratório. Ainda não é uma convocação definitiva para as Olimpíadas. Obviamente que 80%, 90% do grupo deve permanecer para os Jogos. Vão entrar também as jogadoras da WNBA, que têm lugar cativo. Há também jogadoras que não foram chamadas, mas ainda podem aparecer. Tudo vai depender da performance desse grupo nos treinos e nos jogos oficiais até lá - disse Barbosa.

Das 15 atletas em Campinas, seis serão cortadas para as Olimpíadas, uma vez que Damiris, Erika e Clarissa já têm presença garantida entre as 12 escolhidas da relação final. O atual grupo conta com três atletas do Corinthians/Americana. As armadoras Babi Honório e Joice Cristina, além da pivô Gilmara Justino. Nomes experientes, como a armadora Adrianinha, de 37 anos, e a pivô Êga, de 38 também estão presentes. Com uma lesão no tornozelo, Adrianinha não chega nas condições ideais e provavelmente será preservada em alguns momentos. A ala Iziane, campeã da última LBF com o Sampaio Corrêa, é o principal destaque. Do Sampaio também vem a atleta mais nova: a ala Isabela, de 21 anos. 

Antes do Sul-Americano, entre 20 e 26 de maio, a seleção fará três testes contra a seleção de Cuba. Os amistosos estão marcados para os dias 12, em Recife, e 14 e 15, em Campinas. Depois, a delegação parte para a Venezuela para tentar manter a hegemonia continental. São 15 títulos consecutivos e 25 conquistas no geral. O torneio, que será disputado em Barquisimeto, classifica os quatro primeiros para a Copa América/Pré-Mundial de 2017, com três vagas para o Campeonato Mundial do ano seguinte. 

Texto: Gustavo Belofardi
Fotoso: Divulgação/CBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário