segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Entrevista com o jornalista e radialista Roger Willians.

Essa semana que passou, o blog conversou com o jornalista e radialista Roger Willians (foto*) de Americana, ele fala de sua carreira, suas conquistas profissionalmente, do Rio Branco, do Americana e principalmente do seu blog. Confira a entrevista logo abaixo!!!!

GB - Fale um pouco sobre sua vida, sua carreira e suas conquistas.
Roger Willians:
Me formei há cinco anos em Jornalismo na Metodista e há nove em Rádio, pelo Senac. Estou no rádio há 15 anos e já atuei em várias emissoras e cargos. Atualmente estou na Azul Celeste, na TV+, TV Corinthians, tenho meu blog e sou diretor de Esportes de Americana.

GB - Quem te incentivou para trabalhar com rádio e ser Jornalista?
Roger Willians:
Sempre gostei e admirei essa profissão. Brincava de narrador de futebol quando criança. No futebol e no game (Super Nintendo) com os primos e amigos eu não jogava e sim narrava.

GB - Na profissão Jornalista, você vê a questão polêmica com bons olhos ou é um momento ruim?
Roger Willians:
Polêmica é sempre bom para repercutir e dar audiência. Mas deve ser feita com responsabilidade para não causar injustiças e atingir pessoalmente ninguém. Eu sempre fui polêmico, não gosto muito do jornalismo “água com açúcar”.

GB - Quem deu a primeira oportunidade a você de trabalhar no rádio?
Roger Willians
: Foi a Azul Celeste em 98, por indicação do Silvio Gottardi, diretor técnico, ao Mauro Aguiar, que chefiava o esporte à época. Minhas primeiras noções em rádio foram dadas por Jean Ricardo Salgals, que hoje não atua mais no meio.

GB - Você começou na Rádio Azul Celeste em qual função?
Roger Willians: Fui apresentador de esporte e jornalismo, repórter de política e cidades e narrador.

GB - Você se inspira em algum radialista?
Roger Willians: Na verdade, tenho algumas preferências e acho que busco me espelhar neles. Sou fã mesmo de José Silvério e Osmar Santos. Também admiro muitos os narradores de Americana, Antonio Edson, Rogério Assis e Jota Junior.

GB - Qual foi o seu primeiro gol narrado no rádio?
Roger Willians: Foi um gol do Rio Branco, contra o SENE, numa Copa São Paulo de Juniores, no Décio Vitta. Minha voz parecia o Pato Donald.

GB - Qual é o seu time do coração?
Roger Willians: Rio Branco Esporte Clube.

GB - Qual foi o jogo mais legal que você narrou? E o mais chato?
Roger Willians: Acho que pela minha paixão pelo Rio Branco, foi o jogo do acesso de 2009, pela TV+, no DV. O mais chato, claro, foi o do 1º rebaixamento, em 2007, acho que contra o São Bento. Não conseguia narrar mais depois dos 40 minutos, pois estava muito emocionado.

GB - Qual é a principal dificuldade que você teve na sua carreira?
Roger Willians:
Para me formar em jornalismo contei muito com a força dos meus pais, pois a profissão não é tão valorizada assim. Lutei muito para ser registrado e conseguir um salário digno no meio. Hoje, o que tenho devo a minha formação em jornalismo.

GB - Você deseja trabalhar com Jornal impresso?
Roger Willians:
Nada contra, mas nunca quis.

GB - Você começou a trabalhar na prefeitura, como é o ambiente por lá?
Roger Willians:
Assumi a Unidade de Esportes de Americana e estou muito feliz e trabalhando bastante. Acho que estou dando minha contribuição para a cidade. Nosso esporte amador é forte demais e a estrutura esportiva é imensa.

GB - Nesse ano você começará a trabalhar na Secretaria de Esportes, era o seu objetivo até então?
Roger Willians: Gosto muito de desafios. Esse é mais um. E desafios nem sempre você espera que apareçam. Mas estou gostando muito dessa nova função na carreira.

GB - Você pretende se candidatar como vereador nas próximas eleições?
Roger Willians: Já tive essa pretensão e até fui convidado, mas hoje não tenho esses planos.

GB - Você tem um blog que fala sobre o Rio Branco e você acabou tirando o mesmo do ar para a surpresa de muitos, o que aconteceu para você tomar essa decisão?
Roger Willians:
O blog é livre, e era o ponto de encontro dos rio-branquenses. Índices ótimos de visitas, etc, mas infelizmente tem pessoas que não sabem o limite da educação, do bom senso e da liberdade de expressão. Fui muito ofendido e até chegaram a me ameaçar depois de fortes críticas que fiz ao futebol que o Rio Branco vinha apresentando. Misturaram minha vida pessoal, política e profissional. Resolvi fechá-lo e esperar que a verdade venha a tona sem precisar do blog. Aliás, muitas já vieram...

GB - Você pretende colocar o seu blog no ar novamente?
Roger Willians: O blog e todo seu acervo estão guardados. Vamos ver, ainda não decidi.

GB - Como você vê a atual situação do Rio Branco?
Roger Willians: O Rio Branco vive de um passado e uma história gloriosa. Apenas isso. Hoje ele inexiste administrativamente e futebolisticamente falando.

GB - Qual é a sua opinião sobre o Americana LTDA?
Roger Willians: Uma grande força do futebol que está surgindo. Digo isso, pois todos os passos de um trabalho profissional estão sendo dados. Quero que dê certo.

GB - Qual é a mensagem que você deixa para os torcedores do Rio Branco e do Americana?
Roger Willians:
Nunca tenham vergonha do time que torcem, mas das pessoas que estão no comando.

GB - Qual é o seu maior objetivo profissionalmente?
Roger Willians: Seguir com ética e profissionalismo fazendo assessoria de imprensa e narrando meus jogos por rádio e TV.

2 comentários:

  1. Nossa agora virei fã dele, eu já gostava muito do jeito que ele fazia suas noticias, trabalhava, adimirava muito, e agora sim virei fã, toda força do mundo para o Roger Willians.
    Do criador do site rbtorcedor, Gabriel Oliveira!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Blog e para o Roger Willians... Fico feliz por ter um Jornalista de tamanha competência em Americana... Sucessos !!!

    ResponderExcluir