domingo, 19 de junho de 2011

ESPECIAL - Tênis busca afirmação com Thomaz Bellucci

Ficha Técnica

Nome: Thomaz Bellucci
Data de Nascimento: 30/12/1987 – 23 anos
Cidade: Tietê-SP
Altura: 1,88
Peso: 80kg
Treinado por: Larri Passos

Thomaz Bellucci sem dúvida, é o melhor brasileiro ranqueado no tênis brasileiro. Apesar de ter apenas 2 títulos na ATP, o jogador pode ser futuramente ser comparado ao grande ídolo Gustavo Kuerten.
Bellucci começou sua carreira em 2005 jogando torneios futures, com o passar do tempo, o jogador foi evoluindo e começou a disputar os torneios de challengers e depois os torneios ATP 250, 500, 1000 e os Grand Slams.
Representou o Brasil na Copa Davis no confronto de 2007 contra a Áustria, em 2008 contra a Colômbia e em 2009 contra o Equador. É o atual número 1 do país e hoje ocupa a 31ª posição.
Em 2009,o tenista realizou a sua primeira grande participação nos torneios da ATP no Brasil Open, que foi realizado na Costa do Sauípe, na Bahia, em fevereiro, onde chegou à final, perdendo por 2 sets a 1 para o espanhol Tommy Robredo. Venceu seu 1° jogo numa chave principal de Masters 1000 (série de torneios mais difícil do mundo, em termos de ranqueamento dos jogadores) derrotando o sérvio Janko Tipsarevic, nº 46 do mundo, no Masters 1000 de Indian Wells.
Bellucci teve dificuldades desde que começou a disputar unicamente torneios ATP, após os 4 títulos de Challengers. Criticado pela forte irregularidade que apresentava durante as partidas, Bellucci perdeu muitos jogos seguidos e após Roland Garros 2009 voltou aos Challengers, por não possuir mais ranking para jogar torneios ATP. Diagnosticou-se que Bellucci necessitava de melhorias no preparo físico, pois aparentemente sofria queda de rendimento devido ao excesso de transpiração.
Com a queda de rendimento, Bellucci resolveu trocar de treinador, saiu João Zwetsch e entrou Larri Passou, ele que treinou durante muitos anos Gustavo Kuerten, aceitou o desafio de treinar a jovem promessa brasileira.
Porém, ele começou muito mal a temporada, caindo na segunda rodada do Aberto da Austrália, e não conseguindo defender o título do ATP 250 do Chile. Mas no ATP 500 de Acapulco, conseguiu sua primeira vitória na carreira sobre um top 10 (Fernando Verdasco, nº 9 do mundo) na primeira rodada, e fez sua melhor campanha neste tipo de torneio, chegando às semifinais, onde foi eliminado em um grande jogo com Nicolas Almagro, que vinha de 2 títulos de ATP seguidos.
Em maio, no Masters 1000 de Madrid, conseguiu vencer pela primeira vez um tenista top 5 (Andy Murray, nº 4 do mundo) e chegar às quartas-de-final de um Masters 1000. Na sequência, com mais uma atuação impecável, derrotou Tomas Berdych, número 7 do mundo, por 7/6(2) e 6/3, chegando às semifinais, fato que o Brasil não conseguia há 8 anos. Na semifinal, contra o invicto na temporada Novak Đoković, número 2 do mundo, começou muito bem e ganhou o primeiro set por 6/4. No entanto, após abrir 3/1 no segundo set, teve problemas físicos (o brasileiro chegou a pedir tempo médico e recebeu atendimento na coxa no terceiro set) e o sérvio fechou por 6/4, 4/6 e 1/6. Com isto, o brasileiro se aproximou novamente do grupo dos 20 melhores do mundo no ranking da ATP, dando um salto de 14 postos, indo para a 22º posição.
Além de Bellucci, 4 grandes jovens vem surgindo no tênis brasileiro, o alagoano Tiago Fernades, e os juvenis Thiago Monteiro,João Pedro Sorgi e Bruno Sant´Anna.

Bellucci quando conquistou o ATP de Gstaad

Nenhum comentário:

Postar um comentário