segunda-feira, 31 de julho de 2017

Basquete Masculino Adulto - Porque valorizar um vice campeonato de Jogos Regionais!

O Blog do Americanáticos realizou uma entrevista exclusiva com o gestor do Americana Chubbers, Guilherme Medon Bianco. Nessa entrevista, tratamos de vários assuntos, das conquistas e dificuldades de se ter um time de basquete adulto.

PERGUNTAS – ENTREVISTA
PROJETO AMERICANA CHUBBERS

Blog Americanáticos: Como iniciou esse projeto de ter um time de basquete masculino?
Guilherme: iniciou em 2008, quando demos inícios as atividades através da Associação Desportiva Crescendo com o Esporte, que depois da separação entre basquete masculino adulto e categoria de base, decidimos nos focar na formação de atletas. Estamos há quase 10 anos trabalhando e somente agora o resultado está aparecendo. 

Blog Americanáticos: Em dois anos de categoria adulta, vocês tem um título e um vice de Jogos Regionais. Era esperado esse bom desempenho?
Guilherme: Claro que é o nosso objetivo, embora seja muito difícil, sempre almejamos chegar lá. Temos um trabalho de quase 10 anos, e o que temos agora, é fruto desse trabalho, esses jogadores que estão conosco hoje, sem receber absolutamente nada, são os mesmos que começaram criança lá atrás. Pensamos em continuar e crescer, logicamente, mas num passo de cada vez, devagar e forte.

Blog Americanáticos: Vocês irão disputar os Jogos Abertos em novembro?
Guilherme: Nossos atletas se dividem entre basquete e trabalho e faculdade, então quando a competição é em outra cidade, onde tem que se alojar, fica complicado, mas faremos um time pra ir sim.

Blog Americanáticos: Esse ano vocês disputam o torneio da ARB. Qual a expectativa para esse primeiro ano?
Guilherme: expectativa de ser campeão, embora haja 2 equipes fortes que são Araras e Jundiaí, temos plenas condições de vencê-los.

QUESTÃO FINANCEIRA
Blog Americanáticos: Quais as principais dificuldades vocês encontram nos dias de hoje?
Guilherme: Além de não termos mais a lei de incentivo na cidade, o que dificultou muito para todas as modalidades, está muito difícil conseguir patrocínio, para disputarmos grandes ligas e montarmos uma estrutura forte, ficamos a mercê de leis de incentivo.

Blog Americanáticos: O elenco do Americana Chubbers é assalariado?
Guilherme: Sim, somos apenas um projeto ainda e não temos condições de pagar salário a atletas, todos jogam porque amam o basquete e pra dar uma força pro basquete da cidade.

Blog Americanáticos: Nos jogos fora de casa, a Secretaria de Esportes disponibiliza ônibus?
Guilherme: Não, quando viajamos com categoria de base, temos que arrumar van ou dividir entre os pais, quando vamos em jogos de adulto, vamos de carro.

Blog Americanáticos: Existe algum tipo de ajuda, que não seja financeira, que a Secretária de Esportes poderiam auxiliar?
Guilherme: Hoje eles nos cedem o espaço de treino. Creio que a contratação de professores, seria excelente. Salário de professor é o que nos onera maior demanda financeira. Assim, poderíamos expandir para outros núcleos de escola de basquete.

FUTURO DA EQUIPE
Blog Americanáticos: O que você planeja para o futuro da equipe? É possível sonhar que essa equipe possa disputar outras competição?
Guilherme: É muito difícil prever o futuro, o basquete masculino está alcançando um patamar muito alto, sonhamos e vamos batalhar pra um dia estarmos entre os melhores do basquete, mas temos uma longa jornada pela frente, temos que ter os pés no chão e crescermos aos poucos.

Foto: Marcelo Rocha/Jornal o Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário